Quais são os 5 principais tipos de website

Si7E - Quais são os 5 principais tipos de website
Partilhar Com:

Atualmente já é bastante claro a todas as pessoas a importância de se criar um “website”, não só para fins comerciais, mas também como ferramenta de divulgação e presença de marca. Para mais é um ambiente dinâmico e interativo que representa a montra dos seus serviços e/ou produtos.

Entretanto, os “websites” nem sempre foram assim. Na altura em que a World Wide Web surgiu, os sítios web costumavam ser estáticos, como vários blocos de texto e imagem sem integração entre eles. Ou seja, não tinham muita beleza e não serviam ao seu propósito de gerar notoriedade e presença.


Com o passar do tempo, a Internet evoluiu assim como os tipos de site existentes e as suas diversas funcionalidades e características. Portanto, esse post visa explicar quais são eles e as suas importâncias individuais.

Site Institucional
Esse tipo de site é o mais comum na Internet porque é ele que vai apresentar ao mundo o seu negócio, a sua empresa. Um site institucional introduz ao mundo digital o que a sua empresa faz, a sua missão, visão, valores, em que segmento atua, os seus produtos, serviços e, o mais importante de tudo, os vende ao mundo. O site institucional normalmente funciona em conjunto com a identidade visual e é igualmente uma porta de entrada para os utilizadores. Ele é um bilhete de identidade que traz todas as informações necessárias para as pessoas ponderarem a compra daquele produto ou serviço.

E-commerce ou loja virtual

Esse é o segundo tipo de site mais comum quando falamos em presença web e tem uma característica única que o distingue dos demais: a venda direta de produtos. Funciona bem, por exemplo, para venda de roupas, sapatos, bolsas, ourivesaria, ou qualquer outro bem de consumo.

Embora pareça simples conceptualmente, mas manter um site de e-commerce não é tarefa fácil, pois envolve alterar preços de produtos, modificar produtos, dimensões dos produtos, gerir pagamentos e calcular portes e montar uma estrutura de logística para o delivery que funcione sempre.

Site One-page
Como o próprio nome sugere, são aqueles sites que ao invés de comportar várias páginas na sua estrutura, como é o caso do site institucional, concentra todas as informações numa única página.
Uma característica básica desse tipo de site é que ao clicar no título do menu, o utilizador é direcionado imediatamente para aquela secção do site. Sendo assim, a grande vantagem desse tipo de site é a facilidade na navegação e velocidade de carregamento reduzida, uma vez que não há tantas páginas a carregar. Além disso, são altamente responsivos, oferecendo informação com agilidade.

Hotsite
Esse tipo de site caracteriza-se por seu um site temporário, atrelado ao lançamento de algum produto, alguma campanha, promoção, saldo ou qualquer atividade que permaneça ativa apenas durante um tempo limitado. Normalmente utilizado pela Publicidade relacionada a sazonalidade e que nutre uma ação temporária por parte do utilizador.

Landing Page
Também conhecido como página de aterragem, em português, esse tipo de site é muito similar ao conceito do hotsite, mencionado anteriormente, mas tem o único objetivo de gerar leads para a empresa. Por esse motivo, é direcionado todo numa página, porém o design, imagens e texto tem de estar em conformidade com a oferta de produto que se vá fazer naquela página.

Como escolher o site ideal

Através desse post, depois de conhecer os principais tipos de site existentes, você provavelmente já pode tirar alguma conclusão, tendo em conta principalmente os objetivos do seu negócio e o seu nicho de atuação. Entretanto, é importante definir:

  • Quais são as funcionalidades que pretende ter
  • Que tipo de conteúdo irá colocar nas páginas
  • Quais redes sociais são mais adequadas para a sua empresa
  • Que hábitos de consumo o seu público tem
  • Como será feito a divulgação e comunicação com o público

Enfim, como visto, são muitos os fatores a serem considerados para decidir qual a melhor opção de site para a sua empresa. Se ainda está indeciso e precisa de ajuda para decidir, nós da Si7e podemos em conjunto consigo fazer o planeamento adequado ao seu caso. Entre em contacto connosco para mais informações.

Quais são os 5 principais tipos de website
Voltar ao topo