Domínio e Alojamento: O que são e para que servem

Partilhar Com:

Quando se fala em criar um sítio web na Internet, um leigo ou principiante nos meios digitais pode até ficar assustado, ou paralisado sem saber por onde começar ou o que fazer. Mas calma, é mais que normal ter esse sentimento. Foi a pensar nisso que criamos esse texto para sanar de uma vez por todas as suas dúvidas.

Por onde começar? A resposta é simples e direta: registar e comprar um domínio e alojamento. Não sabe o que é um e o que é o outro? Continue a ler os próximos parágrafos e descubra.

O que é um Domínio?

Na Internet, quando acedemos a algum “website”, o computador precisa conhecer o local de destino onde estão armazenados para então mostrar a informação da página que procuramos. Essa ‘interface’ entre o computador e o servidor é, portanto, feita através do que se chama endereço de IP, que consiste num longo conjunto de números codificados.

Entretanto, para não ter de se digitar esses números sempre, foi criado um sistema que permitisse a fácil memorização deste na web. Tal sistema é o que comummente se chama de domínio.

Para que esse processo seja funcional, precisa-se de um Servidos de Nomes, também conhecido como DNS (Domain Name Server). O DNS “recebe” o domínio quando introduzido no navegador e estabelece a ligação com o número de IP.

Além disso, agora que você já sabe o que é domínio e como ele funciona, deve perceber como se da tipologia dos domínios.


Tipos de Domínio

Ao digitarmos a morada de um determinado website, sempre começamos pelo https://www, entretanto, o que vai diferenciar um domínio do outro são exatamente os seus sufixos.

A extensão “.com” é de facto a mais utilizada por ser a mais comercial, pois a sua abrangência é maior, podendo ser um site local, regional ou até mesmo global. Já o sufixo “.net” é mais utilizado por empresas de TI, enquanto o “.gov” é mais utilizado por órgãos do governo, oficiais. Há ainda o “.pt”, que direciona o site para o público português. É claro que há diversas outras extensões possíveis, mais essas são as principais.

Tendo dito isso, é necessário saber: o que é e como funciona o alojamento.


O que é alojamento?

Posto de forma simples, um alojamento web é como se fosse um quarto de casa ou apartamento. Aquele espaço seguro só teu que vais ocupar por um tempo.

No entanto, de forma técnica, o alojamento é ter o seu site num servidor de internet que seja comum a todos. É, portanto, um serviço que recebe informações de um fornecedor de alojamento web, como a domínios.pt, por exemplo.

De forma teórica, se pegarmos um computador e deixarmos ligado o dia todo, ele deveria fazer a função de um servidor para o teu site. Isso é o que normalmente faziam as empresas antigamente ao ter salas com aqueles imensos servidores, lado a lado.

Porém, isso, na prática, essa lógica já não se aplica, uma vez que além do inconveniente de precisar estar com o computador a consumir energia o dia todo, a luz pode faltar e o seu site pode para de funcionar de forma repentina.

Nesse sentido e por essa razão, é que é sempre recomendado utilizar-se um servidor a parte, dedicado ao teu site, mas que não esteja sob influência de qualquer fator externo.

Como a Si7E pode-lhe ajudar?

Em resumo, para que o seu sítio na web seja encontrado e se comunique com o servidor, é preciso que o domínio esteja registado. Por outro lado, para que haja essa comunicação, é preciso haver um alojamento preparado no servidor para suportar todo o tráfego do site.

Apesar de relativamente simples, na prática, esse processo pode ser um tanto maçador e delicado para alguém que não está habituado a essa linguagem da Internet. Por essa razão na si7e nós podemos ajudar-lhe com todo esse processo e ainda fazer a gestão da faturação de pagamentos para si.

Aceda à nossa página do serviço domínio e alojamento e descubra como podemos ajudar ou ainda entre em contacto connosco e coloque a sua questão!

Domínio e Alojamento: O que são e para que servem
Voltar ao topo