5 razões para ter uma identidade visual corporativa

Si7E - 5 razões para ter uma identidade visual corporativa
Si7E - 5 razões para ter uma identidade visual corporativa
Partilhar Com:

Construir notoriedade e credibilidade diante do seu público-alvo não é tarefa fácil para nenhuma empresa, especialmente para quem ainda está a dar os primeiros passos. Diversos aspetos podem influenciar nisso como qualidade dos produtos e/ou serviços, relacionamento com o cliente, benefícios fiscais e, a identidade visual corporativa.

A identidade visual corporativa é como se fosse a montra da sua empresa, é a comunicação visual que permite ao público reconhecer a sua empresa pelos seus elementos, cores e símbolos. Mas não só, a identidade visual corporativa, também carrega em si a cultura da empresa, os seus valores, visão, missão, e a forma como ela se relaciona com os clientes.

Portanto, a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam a sua empresa visualmente perante o público que quer atingir. Ela não é apenas o logótipo e algumas cores combinadas, como muitos dizem, ela é uma forma de diferenciação, ou seja, de personalizar a sua empresa na mente do seu público, em relação aos seus concorrentes.

Além disso, a identidade visual corporativa é composta por diversos outros elementos que quando combinados, destacam qualquer empresa. São eles:

  • Criação de Logótipos
  • Elaboração de Cartões de visita
  • Construção de Manuais de marca
  • Papel de carta e envelopes
  • Personalização apresentação profissional
  • Produção de template de documentos

Agora que já conhece a importância de uma identidade visual corporativa, vamos as 5 razões pela qual a sua empresa precisa criar uma.

  • Gera diferenciação

Como já falado anteriormente, uma identidade institucional, permite uma diferenciação da sua marca, frente a concorrência. Além disso, dá um ar de exclusividade à sua empresa, permitindo destacar os seus produtos e serviços.

  • Constrói reputação

Obviamente, está não é uma coisa que se constrói muito rapidamente, tem de ser ao longo do tempo, com consistência e repetição. Entretanto, a sua empresa irá gradualmente solidificar uma imagem na mente de todos. Um exemplo universal que cabe aqui é a Apple, pois basta ver a maça que logo todos lembrar de que marca se trata e tudo que ela carrega consigo.

  • Transmite a cultura da empresa

Como também foi mencionado na introdução, ao construir uma identidade visual corporativa, todos que tiverem contacto com a sua marca perceberão os valores, ideias e conceitos por trás e certamente irão-te identificar.

  • Aumenta a rentabilidade

Se for bem desenvolvido, por um profissional qualificado e especializado, a identidade visual causa um impacto visual tão grande que pode ocasionar um aumento exponencial nas vendas.

  • Promove relacionamento sólido com o cliente

Os elementos construídos na identidade visual aumentam de forma significante o conforto e experiência do cliente com a sua marca. Cartões de visita são um bom exemplo, pois, se bem elaborados, permitem que o cliente não se esqueça da sua empresa e queira voltar a manter o contacto.

Em resumo, fica claro nesse texto que a identidade visual corporativa não é apenas um logótipo, mas um conjunto de elementos pensados e planeados estrategicamente para ter presença na mente de todos aqueles que veem a sua marca. Ela também pode revelar detalhes da sua empresa, como missão, visão e valores. Por isso, ter uma identidade bem construída é essencial para a rentabilização do seu negócio e a fidelização de clientes.

Ficou interessado em criar ou reformular a sua identidade visual corporativa? Possuímos uma equipa especializada e qualificada para garantir que todos os benefícios citados nesse texto estejam presentes e façam o seu negócio se destacar da concorrência.

Não deixe de aproveitar essa oportunidade, e entre em contacto connosco agora mesmo! Será um gosto conversarmos consigo sobre isso.

5 razões para ter uma identidade visual corporativa
Voltar ao topo